Equipe qualificada e um controle de qualidade rígido, confira a estrutura de nossos laboratórios e conheça o processo de produção da Magistral Fómulas
No laboratório de Sólidos são feitos os medicamentos em cápsulas e sachês. Primeiramente, a técnica separa a matéria prima no almoxarifado de acordo com a ficha de produção, que é um documento que, após emitido, é previamente conferido pela farmacêutica e serve para identificar as matérias primas a serem usadas em cada fórmula.
As fórmulas são pesadas individualmente e, através do leitor óptico e do programa Fórmula Certa, faz-se uma dupla checagem, dando assim uma maior segurança na pesagem.
Após a pesagem, as fórmulas são depositadas em cápsulas de tamanhos e cores já determinados na ficha de produção do medicamento. Esse processo se chama encapsular.
Depois as fórmulas já encapsuladas são encaminhas para o peso médio, que através de um processador estatístico irá aprovar ou não o processo, pois irá verificar se o conteúdo das capsulas está distribuídos de forma homogênea. Em caso de reprovação, a fórmula volta para o início do processo.
A fórmula aprovada vai para a conferência final, onde são conferidos todos os dados de acordo com a receita médica e a ficha de produção, e novamente, vista pela farmacêutica. Após esse processo será encaminhada para recepção para ser dispensada para o cliente.
Neste laboratório são manipulados os cremes, loções, géis, shampoos, xaropes, gomas, chocolates e etc. O laboratório conta também com os equipamentos necessários para a manipulação de bases galênicas que serão usadas nas fórmulas.
As matérias primas são armazenadas no próprio laboratório e em ordem alfabética para facilitar a identificação.
Nesse laboratório são manipulados os medicamentos homeopáticos e os Florais de Bach.
As matrizes homeopáticas são armazenadas ao abrigo de luz e odor.
Quando uma matéria prima é recebida na farmácia, é encaminhada para o laboratório de controle de qualidade, onde fica armazenada em quarentena. Essas matérias primas são analisadas por uma farmacêutica que, através dos laudos e análises físicas, aprova ou reprova a matéria prima. Essa análise qualifica tanto a matéria prima quanto seu fornecedor.
Após a aprovação do Controle de Qualidade a matéria prima é encaminhada para o Almoxarifado e estará pronta para ser usada nas fórmulas.
A área restrita contempla as cabines para a manipulação de Hormônios, Antibióticos e Citostáticos (medicamentos para tratamento de câncer). Para ter acesso a essa área o técnico terá que trocar toda sua paramentação (jalecos, luvas e máscaras), para evitar contaminação cruzada.