Repelentes disponíveis para prescrição magistral

Blog
Repelentes-Magistral

Repelentes disponíveis para prescrição magistral

Data do Post 10/05/2017

Categoria do Post

As doenças transmitidas por vetores são os principais problemas de saúde para os viajantes e para as populações que vivem em regiões endêmicas. De acordo com Sathantriphop et Al. (2015), entre vetores mais notórios estão os mosquitos, que transmitem doenças malária, dengue, febre amarela, Chikungunya e , agora mais recentemente detectado Zika vírus, diretamente relacionado aos casos de microcefalia crescentes no país.

Uso de Repelentes Tópicos
Medida Eficaz Contra Insetos Vetores

Na ausência de vacinas, uma das mais antigas e eficazes medidas profiláticas contra doenças transmitidas por mosquitos é o uso de repelentes de insetos, que podem ser sintéticos ou naturais. Eles atuam formando uma camada de vapor como odor repulsivo aos insetos sobre a pele. As características ideais de um repelente devem ser: repelir muitas espécies simultaneamente, ser atóxico, ter pouco cheiro, ser resistente a abrasão e à água, ser cosmeticamente favorável e economicamente viável (Sathantriphop et al., 2015). Abaixo segue estudos clínicos com os principais repelentes disponíveis na farmácia magistral.

Citronela
Alternativa Natural para Repelente de Insetos

O óleo de citronela repele os mosquitos, mas é necessária alta quantidade para ser efetivo devido à sua elevada volatilidade e isso poderia causar irritações cutâneas. As formulações em creme podem permitir contato direto de óleo com a pele e assim diminuir sua volatilidade, mantendo o óleo ativo por mais tempo sem irritação, sendo eficaz e seguro.

Estudo avaliou a eficácia repelente de diversas formulações em creme com diferentes concentrações de óleo de citronela e do óleo puro.
1. Creme Base
2. Creme com citronela 1%;
3. Creme com Citronela 5%;
4. Creme com Citronela 10%;
5. Óleo de Citronela.

Resultados e Conclusão

Após 120 minutos, o óleo de citronela a 10% manteve 100% de repelência (p<0,001). Foi demonstrada a ação repelente d óleo de citronela que teve sua resistência ao tempo aumentada em creme na concentração de 10% (Yadav et al., 2014)

IR 3535 e DEET Apresentam Alta Eficácia Repelente

Estudo clínico realizado por Thavara et al., (2001) avaliou a eficácia do repelente de IR 3535 e DEET. As amostras foram preparadas com soluções a 20% em etanol absoluto, testes de laboratório e campo foram realizados na Tailândia.

Teste em Laboratório
Grupo 1                                                Grupo 2
Repelente contendo                          Controle
IR3535 ou DEET 0,66
A 0,67 mh/cm²

Teste em campo
Grupo 1                                                Grupo 2
Repelente contendo                          Controle
IR 3535 ou Deet 0,76
A 0,84 mg/cm²

No teste realizado em laboratório, 0,1 ml foi aplicada por 30 cm² de área exposta no antebraço dos voluntários (0,66 – 0,67 mg de ingrediente ativo), enquanto que no campo, as pernas dos voluntários ( do joelho ao tornozelo, com uma superfície de cerca de 712 – 782 cm²) foram tratadas com 3ml por área exposta (0,76-0,84 mg de ingrediente ativo). A eficácia repelente foi atestada contra mosquitos dos gêneros Aedes, Culex, Mansonia e Anopheles.

Resultados

• No Laboratório:
No teste realizado em laboratório, tanto IR 3535 e DEET mostraram níveis de repelência, contra Aedes, semelhantes (p>0,05) de 9,8 horas para o IR 3535 e 9,7 horas para o DEET. I IR 3535 apresentou eficácia repelente de 13,7 horas e DEET 12, 7 horas contra Culex quanquefasciatus.

• No campo:
Tanto IR 3535 quanto DEET apresentam elevado grau de proteção repelente contra vários mosquitos dos gêneros acima citados

Conclusão

Este estudo assegura o potencial repelente contra vários gêneros de mosquitos.