A ceratose é caracterizada por lesões cutâneas pré-malignas. Existem muitos tratamentos diponíveis para esta condição. A terapia fotodinâmica (PDT) tem se mostrado uma da opções mais eficazes, no entanto, existem preocupações a seu respeito, devido ao seu potencial de levar a danos mutagênicos no DNA ou imunossupressão, levando à falha da terapia com consequente recorrência da doença.
Polypodium leucotomos Antioxidante Redutor dos Danos Decorrentes da Exposição à Radiação
O extrato de Polypodium leucotomos tem mostrado exercer potente atividade fotoprotetora oral, reduzindo a mutagênese e a imunossupressão UV-induzidas. Por isso, foi avaliada sua eficiencia em asssociação com a PDT, no aumento da eficácia terapêutica e na redução da recorrência da doença em pacientes com ceratose actínica.
Auriemma et al. (2015) conduziram um estud, onde:
Os efeitos da suplementação com P. leucotomos foram avaliados através de uma análise direta das areas do couro cabeludo, contagem de lesões e diagnóstico fotodinâmico após 2 e 6 meses.
Resultados
– Ambos os tratamentos foram eficazes na redução d número de lesões no couro cabeludo
– No entanto, a suplementação com P. leucotomos promoveu aumento da taxa de clearance em comparação com o tratamento com PDT isolado.
Conclusão
A adição de Polypodium leucotomos oral à terapia fotodinâmica é uma estratégia eficaz na redução da recorrência da ceratose actínica seu beneficio como tratamento complementar.
Referência Bibliográfica
Auriemma M1, Di NicolaM, Gonzalez S, Piaserico S, Capo A, Amerio P. Polypodium leucotomos supplementation in the treatment of scalp actinic keratosis: could it improve the efficacy of photodynamic therapy? Dermatol Surg. 2015 Aug; 41(18):898-902. doi: 10.1097/DSS.0000000000000425.