A síndrome da fibromialgia pode ser definida como uma síndrome dolorosa crônica não inflamatória e pode promover sintomas em outros sistemas. Sua definição constitui motivo de controvérsia, basicamente pela ausência de substrato anatômico na sua fisiopatologia e por sintomas que se confundem com a depressão maior e a síndrome da fadiga crônica. A fibromialgia é uma condição potencialmente debilitante e comum que afeta aproximadamente 5% das mulheres e 1,6% dos homens (Younger et al., 2009).
Como Diagnosticar a Fibromialgia
O American College of Rheumatology definiu os critérios mais utilizados para fins de diagnóstico:
– Presença de dor generalizada por, pelo menos, três meses
– Dor nos lados direito e esquerdo do corpo
– Dor acima e abaixo da cintura
– Dor no esqueleto axial
– Dor à palpação em, pelo menos, 11 dos 18 tender points (British Homeopatic Association).
Homeopatia e Fibromialgia
A fibromialgia é uma condição que pode se apresentar de várias maneiras. Cada paciente com esta condição tem sua própria história, sua própria constelação de sintomas, os seus próprios fatores desencadeantes e sua própria maneira de lidar com a doença. Neste tipo de situação, a abordagem homeopática vem permitindo um tratamento individualizado que atende às características específicas de cada paciente. Com o tratamento homeopático, o medicamento pode ser escolhido em função dos sintomas da doença ou sobre as características do doente como um todo (prescrição constitucional) ou ambos (British Homeopatic Association).
Um estudo de revisão publicado recentemente demonstrou os benefícios da homeopatia no tratamento da fibromialgia, tais como melhora na contagem de tender points, intensidade da dor e fadiga (Boehm et al, 2014).
Estudo Comprova
Benefícios da Homeopatia para Pacientes Portadores da Fibromialgia
Levando-se em conta os possíveis efeitos adversos dos tratamentos farmacológicos para o tratamento dos sintomas da fibromialgia, os pacientes muitas vezes procuram tratamentos adicionais que podem ser tornar uma alternativa às terapias convencionais. Dessa forma, um estudo de revisão conduzido por Boehm et al. (2014) teve como objetivo investigar evidências sobre os benefícios da homeopatia no tratamento dos sintomas da fibromialgia.
– Diferenças médias padronizadas (SMD) com intervalo de confiança (CI) de 95% foram calculadas e meta-analisadas pelo método de variância genérico inversa.
Resultados
Homeopatia Melhora Parâmetros como a Contagem de Pontos Sensíveis, Intensidade da Dor e Fadiga
– Foram encontrados 10 relatos de caso, 3 estudos observacionais, 1 não randomizado e 4 ensaios clínicos randomizados sobre homeopatia para fibromialgia
– Meta-análises de ensaios clínicos randomizados demonstraram efeitos da homeopatia na contagem de pontos sensíveis (tender points) (SMD= -0,42; 95% CI -0,78, -0,05; P=0,03), na intensidade da dor (smd= -0,47; 95% CI -0,90, 0,05; P= 0,03) quando comparada ao placebo.
Conclusão
Homeopatia Pode Trazer Benefícios para Pacientes com Fibromialgia
Os resultados dos estudos, bem como os relatos de caso, definem uma base suficiente para discutir os possíveis benefícios da homeopatia para pacientes que sofrem da síndrome da fibromialgia.
Relato de Caso Comprovando os Benefícios da Homeopatia
Redução da Dor Após Tratamento com Arnica Montana e Rhus Tox
Uma mulher de 64 anos, diagnosticada com osteoporose, após sofrer uma fratura da coluna vertebral, começou a sentir dores generalizadas e, principalmente, dores musculares. Ela consultou um Reumatologista que, após inúmeros exames, diagnosticou-a cm fibromialgia secundária.
Essa mulher experimentava constantemente uma sensação de calor em todo o corpo e sofria contusões até mesmo em batidas leves. Ela descreveu sua dor como aguda e penetrante e se sentia desconfortável ao ficar em pé para picar legumes. Essa mulher havia se tornado deprimida e incapaz de lidar com a dor ao realizar as tarefas mais normais da vida.
O médico então prescreveu, para redução da dor nos tornozelos, joelhos, região lombar, ombros e pulsos uma potência elevada de Arnica montana (200 CH) e também creme de arnica para aplicação tópica. A dor muscular generalizada também foi ajudada com doses regulares de Rhus tox (6 CH) três vezes ao dia (British Homeopatic Association).
Conheça os Principais Medicamentos Homeopáticos Utilizados no Tratamento da Homeopatia
Como prescrever?
Uma Opção Frequentemente Utilizada
Arnica Montana ……………………………………………………. 30 CH
Administrar 5 glóbulos ao dia ou conforme orientação médica.
Sinonímia: Arnica, Caltha alpina, Crysanthemum latifolum, Doronicum germanicum, Doronicum montanum. Medicamento policresto originado da planta inteira florida de Arnica montana L.
Este medicamento é mais conhecido por sua ação sobre lesões, reduzindo hematomas e inchaços. No entanto, é sempre útil quando o corpo se sente machucado e dolorido, especialmente após atividades que exigem esforço. A Arnica pode ser um bom medicamento para iniciar o tratamento da fibromialgia (British Homeopatic Association).
Referências Bibliográficas
1. Younger J, Mackey S. Fibromyalgia symptoms are reduced by low-dose naltrexone: a pilot study. Pain Med. 2009 May-Jun; 10(4):663-72. Epub 2009 Apr 22.
2. British Homeopatic Association. Disponível em: http://www.britishhomeopathic.org/bha-charity/how-we-can-help/conditions-a-z/fibromyalgia/. Acessado em: Novembro de 2014.
3. Boehm K1, Raak C2, Cramer H3, Lauche R3, Ostermann T4. Homeopathy in the treatment of fibromyalgia–a comprehensive literature-review and meta-analysis. Complement Ther Med. 2014 Aug;22(4):731-42. doi: 10.1016/j.ctim.2014.06.005. Epub 2014 Jun 28.