Adipo trap – A planta carnívora anticelulite e remodeladora corporal

Blog
sundew planta carnívora

Adipo trap – A planta carnívora anticelulite e remodeladora corporal

Data do Post 31/10/2015

Categoria do Post

Plantas carnívoras: uma maravilha da natureza

Planta Sundew com seus tentáculos

As plantas carnívoras sempre fascinaram os botânicos e pessoas comuns. Já os cientistas estavam relutantes em aceitar que as plantas, historicamente consideradas “inferiores” na cadeia alimentar natural, poderiam ser capazes de capturar animais.

Charles Darwin (1809-1882) conhecido pela revolucionária On the Origin of Species (1859), sobre a origem das espécies em relação à teoria da evolução, foi um botânico estimado e o primeiro cientista a fornecer evidencia experimental detalhada de diversas plantas carnívoras. No entanto, isso é uma raridade e ocorre em apenas 0,2% das espécies de plantas.

Em geral, essas plantas são cultivadas em áreas ensolaradas com deficiência de minerais no solo, geralmente com baixo nitrogênio e fósforo e é, portanto, uma estratégia alternativa para obtenção de nutrientes essenciais. Diferenciam-se por duas características principais: a capacidade de prender a presa e a adaptação de seu metabolismo para sua incomum dieta/habitat. Como muitas vezes acontece, quando a planta cresce em habitats extremos ou condições estressantes, o seu metabolismo é obrigado a produzir alguns metabólitos secundários incomuns. Estas são as condições usuais para plantas carnívoras se desenvolverem, assim, uma estratégia em termos energéticos, a fim de ocupar nichos ecológicos extremos. O habitat pobre em nutrientes, as adaptações morfológicas relacionadas com o processo de captura e química específica, e as diferentes fontes de nutrientes derivados de presas, têm levado ao desenvolvimento de fitocomplexos muito peculiares. As armadilhas das plantas carnívoras são verdadeiras maravilhas, estas geralmente representam uma modificação das folhas e pode ser classificada como ativa ou passiva.

Sundews: plantas ativas com armadilhas passivas.

Sundew planta carnívora

Várias Sundew

 

As Sundews são plantas herbáceas perenes, com capacidade de atingir uma vida útil de 50 anos. Sundews são todas caracterizadas por tentáculos glandulares, com secreções pegajosas, que cobrem suas folhas. Todas as espécies de Sundew são capazes de mover seus tentáculos em resposta ao contato com as presas. Seus tentáculos são extremamente sensíveis e se curvam em direção ao centro da folha para deixar a vítima em contato com o maior número de glândulas possível. Uma das características mais importantes da Sundew é a capacidade de produzir uma secreção adesiva na ponta dos tentáculos. Estas mucilagens são constituídas de ácidos polissacarídeos de alto peso molecular.

Estudos in vitro demonstraram que os compostos presentes nos tentáculos das Sundew são capazes de dar sustentação e agir como reparadores de tecidos moles e duros.

As Sundews apresentam uma grande variedade de plantas que diferem em tamanho e forma, e podem ser encontradas crescendo de forma nativa, em todos os continentes, exceto na Antártida. Essas plantas geralmente são cultivadas em ambientes úmidos, solos ácidos e com altos níveis de luz solar. Produtos derivados da Sundew são também muito interessantes para diversas aplicações cosméticas devido aos seus efeitos antiinflamatórios.

Planta carnívora Sundew

Planta carnívora Sundew

Adipo-Trap®: a planta carnívora para remodelar o corpo

A Sundew é caracterizada por duas principais peculiaridades moleculares: secreção adesiva presente no flagelo e metabólitos secundários com propriedades anti-inflamatórias e bioativas. Essas duas frações foram estudadas especificamente para desenvolver um tratamento enzimático evidenciado para conseguir a recuperação completa de todo o fitocomplexo, num ativo que aja biologicamente a partir de um processo de bioliquefação.

Alguns tratamentos hidrolíticos estritamente controlados foram realizados de modo a atingir tamanhos moleculares específicos para estes tipos de polissacarídeos, a fim de permitir-lhes alcançar as camadas inferiores da pele e atuar com o suporte de bio materiais para melhorar as condições de pele afetada pela celulite.

Adipócitos, adipogênese e celulite

O tecido adiposo é formado por células do tecido conjuntivo frouxo, composto principalmente de adipócitos. Além de adipócitos, o tecido adiposo contém a fração vascular estromal, incluindo pré-adipócitos, fibroblastos, células endoteliais vasculares e uma variedade de células imunes. A sua principal função é armazenar energia na forma de lipídeos, embora também modele a superfície do corpo e atue como isolante térmico. A adipogênese é um processo de diferenciação celular, no qual os pré-adipócitos indiferenciados são convertido para adipócitos totalmente diferenciados. O acúmulo de lipídios aumenta ao longo do processo lipidogênico e é regulado por fatores genéticos e de crescimento. Longe de ser hormonalmente inerte, o tecido adiposo, nos últimos anos, foi reconhecido como um dos principais órgãos do sistema endócrino, produzindo hormônios como leptina, estrogênio e a citocina TNFα. Além disso, o tecido adiposo pode afetar outros sistemas de órgãos do corpo, inclusive conduzir a doenças.

Captura de tela inteira 31102015 093840.bmp

 

A celulite (também conhecido como adipose edematosa, síndrome de casca de laranja, etc.) é causada pela hérnia de gordura subcutânea no tecido conjuntivo fibroso, que se manifesta topograficamente, com ondulações da pele e nódulos, muitas vezes na região pélvica (especificamente as nádegas), nos membros inferiores e do abdômen. A celulite aparece na maioria das mulheres na pós-puberdade, e para 80- 90% delas, é um assunto de relevante interesse cosmético, para um grande número de indivíduos. Na verdade, a irregularidade do relevo natural da pele é uma condição indesejável e esteticamente inaceitável para a maioria das mulheres na pós-adolescência. A celulite afeta a área do corpo onde contém o tecido adiposo subcutâneo, tal como as coxas e as nádegas, mas pode também ser encontrado na parte inferior da barriga, braços e pescoço. Como as células do adipócito aumentam de tamanho, o tecido circundante fica comprimido e endurecido, tornando a circulação dos fluidos mais difíceis.

Uma das espécies da planta Sundew

Indicações do Adipo-Trap:

  •  Redução da celulite e dor associada a ela.
  •  Remodelador e emagrecedor.

Se você gostou dessa matéria e quer saber mais sobre o assunto, entre em contato conosco, será uma satisfação atendêlo (a)!

Fonte da Matéria: http://www.embrafarma.com.br/novo/modules/pdf/92fb0c6d1758261f10d052e6e2c1123c.pdf