O tema foi assunto no último dia 16 de setembro na Rede Record, conforme mostra o vídeo abaixo:
Celulite e gordura localizada
O acúmulo de gordura abdominal, além de causar incômodo do ponto de vista estético, está associado a um maior risco para doenças cardiovasculares.
A celulite acomete cerca de 90% das mulheres em idade fértil e localiza-se em zonas muito específicas, predominando na face medial e posterior de coxas e região glútea. A gênese do processo se inicia com um equilíbrio hídrico consequente à polimerização de mucopolissacarídeos, interrupção ou prejuízo da difusão celular e alteração da microcirculação.
Os princípios ativos da formulação
Os princípios ativos usados nos tratamentos tópicos de gordura localizada podem atuar promovendo aumento da circulação e maior permeabilidade da pele. A cafeína, por exemplo, é um alcaloide derivado das metilxantinas que é utilizado como potencializador da lipólise dos adipócitos.
O Adipo-Trap® é um ativo derivado do Sundew (Drosera Ramentacea), planta carnívora caracterizada por fitocomplexos com duas principais peculiaridades moleculares: secreção polissacarídica adesiva e metabólitos secundários com propriedades anti-inflamatórias e bioativas.
Avaliação da eficácia redutora de celulite e medidas
A avaliação da eficácia do produto Adipo-Trap® foi realizada em D0 (antes do uso do produto) e após 15 +/- 2,30 +/- 2,60 +/- 4 e 90 +/- 4 dias de uso do produto (respectivamente D15, D3O, D60 e D90).
Nenhum participante relatou sensações de desconforto e não foram detectados sinais clínicos após o uso do produto, podendo-se afirmar que trata-se em um produto dermatologicamente testado.
O produto promoveu redução no aspecto “Casca de Laranja”, através da redução no número de depressões evidentes e profundidade das depressões, em até 73% das voluntárias, como demonstrado na Figura 1.
Figura 1. Porcentagem de participantes que relataram melhora no aspecto de “Casca de Laranja”.
Dentre os participantes, houve melhora contínua na redução de medidas: 50% dos participantes apresentaram redução de medidas de circunferência abdominal após 15 dias de uso do produto, sendo que a eficácia redutora continuou a ser observada até o final do estudo (Figura 2).
Figura 2. Porcentagem de participantes que apresentaram redução de medidas na circunferência abdominal.
As análises das imagens foram realizadas empregando o software Image Pro Premier. A imagem original foi recortada de modo a conter apenas a região de interesse, a área com celulite foi identificada automaticamente pelo software através de amostragem de cor para realização dos cálculos.
A Figura 3 permite verificar que houve diferença estatisticamente significativa nos valores de área com celulite, dados em pixel, antes (D0) e após 15, 30, 60 e 90 dias de uso (respectivamente D15, D30, D60 e D90). O produto promoveu redução média na área acometida com celulite de: 2% após 15 dias de uso, 4% após 30 dias de uso, 8% após 60 dias de uso e 20% após 90 dias de uso.
Figura 3. Resultados da análise de imagem: Redução na área com celulite.
Referências
ANVISA. Guia para avaliação de segurança de produtos cosméticos. 2 ed. Brasília, 2012.
BARAN, R& MAIBACH, H.I., (ed.). Cosmetic Dermatology, Baltimore, Willians & Wilkins, 1994.
CONSELHO NACIONAL DE SAÚDE. Resolução 466/12 do Ministério da Saúde. Diário Oficial, 12/12/2012.
CURRY, A. S. et al. Safety testing guidelines. (S.I.): Cosmetics Toiletries and Fragance Association, 1991.
DOOMS – GOOSSENS, A. Cosmetics as causes of allergic contact dermatitis. Cutis 52: 316-320, 1993.
ELSNER, P., MERK, H.F. & MAIBACH H.I (Eds.). Cosmetics – Controlled Efficacy Studies and Regulation. Berlin, Springer-Verlag Berlin Heidelberg New York, 1999.
FISHER, A.A Contact Dermatitis , 2a edition, Philadelphia, Lea & Febiger, 1995.
KLIGMAN, A.M & WOODING, W.M A method for the measurement and evaluation of irritants of human skin. J. Invest.. Derm. 49:78-94, 1967.
MAILBACH, H.I.;MARZULLI, F.N Dermatotoxicology. 5th ed. (S.I): Taylor and Francis, 1996.
SAMPAIO, S.A.P. & RIVITTI, E.A. Dermatologia Básica, 2a edição, São Paulo, Artes Médicas, 2000.
SCIENTIFIC COMMITTEE ON COSMETIC PRODUCTS AND NON-FOOD PRODUCTS. Notes of guidance for the testing of cosmetic ingredients and their safety evaluation. 5th ed. (S.I), 2003. 102 p. (SCCNFP/0690/03 Final)